- PLANO MUNICIPAL DE TURISMO
(PMT101192019)

 


Local: Sede da FAMURS - Rua Marcílio Dias, 574 - Porto Alegre/RS
Investimento: R$ 219,00 para Prefeitura - R$ 329,00 para outros
Data: 10 e 11 de setembro de 2019
Horários: das 9h às 17h
Carga Horária: 14h/a (dois dias)


OBSERVAÇÃO: O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO DEVE SER REALIZADO VIA DEPÓSITO DADOS:
BANRISUL AGENCIA 0011 - CONTA 06.851.7000-1
CNPJ 88.733.811/0001-42 - FAMURS ESCOLA.

CANCELAMENTO: 7 DIAS, APÓS VALOR FICARA DE CRÉDITO PARA PREFEITURA.

*ESTAMOS MUDANDO O SISTEMA DE INSCRIÇÕES, DEVIDO A ISTO OS BOLETOS NÃO SERÃO GERADOS.
INFORMAÇÕES: 51.32303125 - 51.32303126 - 51.32303127

O plano municipal é importante para o desenvolvimento do turismo nos municípios, fomentando, assim, as suas regiões turísticas, além de ser um dos critérios para participar do Prodetur + Turismo que vai disponibilizar R$ 5 bilhões em financiamentos. O Plano Municipal de Turismo é imprescindível para receber ações de infraestrutura, promoção e qualificação do turismo.


APRESENTAÇÃO

Este curso se propõe a mostrar etapas e modelos para a construção do PLANO MUNICIPAL DE TURISMO.
Um Plano Municipal de Turismo ocupa-se das decisões que devem ser tomadas em matéria de desenvolvimento turístico. Somente por meio do planejamento é possível apresentar ao destino um plano de desenvolvimento sustentável. Faz-se necessário, entretanto, compreender o que é este plano, quais são suas etapas e quais os caminhos a serem percorridos. A partir dos conceitos, modelos, exercícios e formulários propostos no programa, o aluno estará apto a liderar o processo de construção do PMT.

OBJETIVO GERAL

Preparar os Gestores públicos para o entendimento e a construção do Plano Municipal de Turismo – etapa essencial para solicitação do Selo + Turismo


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender metodologia de análise da competitividade;
Promover o entendimento das etapas de construção do diagnostico municipal;
Habilitar os Gestores Municipais a desenvolver Matriz de Planejamento Estratégico;
Aprender a desenvolver formulários de pesquisa;
Entender como se elabora um Plano de Ações estratégicas para construção do PLANO MUNICIPAL DE TURISMO


PÚBLICO ALVO

Gestores de Turismo e de Cultura, Gestores de Ação Social dos Municípios, Secretários e Assessores Municipais de Turismo, Gestores de Políticas Públicas e Estudantes de Turismo e Cultura

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.Introdução

2. Análise da Competitividade Turística do Município – (cada aluno fará a analise do seu município)
Teórico: Entendendo a Matriz de Competitividade
Pratico: Preenchendo e Analisando a Matriz de Competitividade

3. Etapas necessárias para construção do Diagnóstico Municipal
Teórico: Entendendo as Etapas do Diagnóstico Municipal

4. O que é e como realizar a Matriz de Planejamento Estratégico Turístico
Teórico: Matriz SWOT
Prático: Exercício em Grupo – aplicando a matriz

5.Pesquisa de demanda e satisfação – construção do Instrumento
Teórico: Conceitos de Pesquisa de Demanda e Pesquisa de Satisfação
Pratico: Exercício em Grupo – construção do Formulário


6. Como elaborar o Plano de Ações Estratégicas
Teórico: Estrutura de Plano de Ações Estratégicas
Prático: Exercício Individual – elaboração de plano de ações para uma das dimensões de competitividade


MINISTRANTE DANIELA BITENCOURT