- GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
(GRSU121392018)

 

Local: Sede da FAMURS (Rua Marcílio Dias, 574 - Porto Alegre/RS)

Investimento: R$ 399,00 para Prefeitura - R$ 599,00 para outros

Data: 12 e 13 de setembro de 2018

Horário: 9h às 12h das 13h30 às 17h

Carga horária: 14h/a (dois dias)



PÚBLICO ALVO:

Técnicos das secretarias de meio ambiente, obras, educação, saúde das prefeituras e demais envolvidos com a gestão de resíduos no município.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

LEGISLAÇÃO APLICADA A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: Para onde caminha a Legislação Ambiental Brasileira?

- Evolução da Legislação Ambiental no RS e no País;
- Política Nacional de Resíduos Sólidos


GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS:

Quais as principais dificuldades encontradas pelas prefeituras para adequar a gestão de resíduos sólidos urbanos a atual legislação ambiental?

- Etapas da Gestão dos RSU: geração, acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final de Resíduos Sólidos Urbanos.


PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: O que deve conter os PGRS (o que cobrar em caso de terceirizar o serviço), o que deve ser monitorado e quais as responsabilidades do Gestor Público na implementação?

Requisitos legais constantes nos PGRS;

- Diagnostico dos resíduos;

- Metas a serem propostas e suas implicações;

- Indicadores ambientais;

- Acompanhamento da implementação;

- Avaliação do PGRS.


MINISTRANTE: Francine Zanata