- CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROMOÇÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS - MAIS TURISTAS, MAIS RENDA NO MUNICÍPIO
(CRPDT192072018)

 


Local: Sede da FAMURS (Rua Marcílio Dias, 574 – Bairro Menino Deus) Porto Alegre/RS
Investimento: R$ 399,00 para Prefeitura - R$ 599,00 para outros
Horário: 9h às 12h das 13h30 às 17h
Datas: 19 e 20 de julho 2018
Carga Horária: 14h/a



PÚBLICO ALVO


Gestores de Turismo e de Cultura; Gestores de Ação Social dos Municípios; Secretários e Assessores Municipais de Turismo; Gestores de Políticas Públicas; Estudantes de Turismo e Cultura



APRESENTAÇÃO

Atualmente existem diversas formas de otimizar e captar recursos para que estes possam ser empregados na promoção dos destinos turísticos. Essa promoção vai trazer mais turistas e, consequentemente, incrementar a renda local. A promoção turística está totalmente, mudada atualmente. Com o incremento de mídias sociais.A maneira de apresentar e prospectar clientes para um destino turístico passa a ser totalmente diferente. Neste curso, iremos abranger as ferramentas de mercado utilizadas para estabelecer comunicação com o mercado, incluindo as técnicas a serem aplicadas para promover o produto turístico e a forma como a promoção será transmitida ao consumidor: imagem, linguagem de comunicação etc.
A promoção turística é fundamental para que o roteiro/destino torne-se conhecido e desejado, levando ao aumento da
visitação, do tempo de permanência e do gasto médio do turista nos destinos brasileiros. Neste contexto, a montagem de uma estrutura sólida de comercialização é vital para que seja possível, a todos os interessados, o acesso ao produto promovido. Quando a promoção e a comercialização são realizadas de forma integrada o resultado é um aumento do fluxo turístico, tendo como consequência imediata a geração e a ampliação de postos de trabalho e, como conseqüências de médio e longo prazo, a promoção da inclusão social, uma melhor distribuição de renda e a redução das desigualdades regionais e sociais.


OBJETIVO

Preparar os Gestores públicos para a captação de recursos para promoção e a comercialização
de seu município, habilitando-os para desenvolvimento de estratégias e relações com o mercado,
que culminarão em ações comerciais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os caminhos e os benefícios da Promoção Turística;
Promover o entendimento da captação de recursos para promoção dos destinos turísticos;
Habilitar os Gestores Municipais a desenvolver estratégias de promoção turística;
Aprender a usar as mídias sociais e criar um relacionamento próximo com o mercado consumidor;
Entender como fortalecer a imagem do produto turístico;
Gerar informações dirigidas para públicos específicos e dar suporte ao processo de comercialização.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução

Mercado Turístico e o novo sistema de consumo

Captação de Recursos para Promoção Turística – do micro ao macro patrocínio

Inovação na Promoção e Comercialização Turística

Como usar as mídias sociais na Promoção Turística

Identificação dos principais agentes e definição de competências e funções no processo de captação, promoção e comercialização de Roteiros Turísticos


MINISTRANTE: Daniela Bitencourt Moraes

Uma das primeiras profissionais a trabalhar com projetos de implantação prática do tema “Turismo de Experiência”, sendo que em 2012 recebeu pelo IMB/SEBRAE-RJ o “Ulysses Award” PRÊMIO MÁXIMO em inovação em Turismo pela OMT – Organização Mundial do Turismo com o projeto Tour da Experiência Serra Carioca.
Redigiu, a pedido da Confederação Nacional dos Municípios, cartilha com orientações sobre Turismo Sustentável;
Redigiu um curso e a cartilha “Turismo Sustentável” para a OIT - Organização Internacional do Trabalho e a Embaixada Britânica no Brasil;
Atuou no Desenvolvimento do Processo de Turismo do PORTO MARAVILHA no Rio de Janeiro;
Responsável pela implantação do Projeto Rota Missões e Implantação do Projeto Uva e Vinho na Serra Gaúcha, atuou no desenvolvimento junto ao SEBRAE Nacional e Ministério do Turismo do Programa Nacional de Regionalização do Turismo.

Esteve à frente dos projetos: Rede de Cooperação Técnica para Roteirização, Projeto Economia da Experiência desenvolvendo os conceitos de turismo de experiência, economia criativa e consumo do novo milênio; Seminários Empresariais de Competitividade pública e empresarial e Disseminação do conhecimento em turismo em todas as capitais do país; Projeto Gestão dos 65 Destinos Indutores do Turismo e Pesquisa de Impactos Econômicos na cadeia de Hotelaria.
Daniela já participou da realização de eventos de grande porte como o Natal dos Anjos em Santo Angelo e a Mostra Internacional de Musica nas Missões, cujos públicos superaram 200 mil pessoas.