• Local: Rua Marcílio Dias, 574 - Porto Alegre/RS
    Investimento: Prefeituras R$ 399,00 - Outros R$ 599,00
    Horário: 9h às 12h das 13h30 às 17h
    Datas: 25 e 26 de abril de 2018
    Carga Horária: 14h/a (dois dias)



    INTRODUÇÃO

    Introdução sobre modelos consensuais de gestão e tratamento adequado de conflitos. Preparação para o módulo de capacitação em Mediação, com vistas à organização de Câmaras de Gestão de Conflitos no âmbito de cada Município.



    OBJETIVOS

    Dotar os participantes de adequado suporte teórico e técnico para que possam manejar e tratar com segurança e eficiência os processos e métodos de autocomposição de conflitos.



    FILOSOFIA DO CURSO

    Tratando-se de curso introdutório/preparatório, volta-se ele para o atendimento dos reais interesses dos participantes, no sentido de despertar neles o interesse pela matéria e desenvolver neles habilidades e aptidões para o entendimento da teoria e para o exercício prático da mediação, na visão do sistema multiportas. O curso, a fim de bem atender os objetivos propostos, procurará estimular tanto a intelecção, o raciocínio lógico/racional, quanto o burilamento perceptivo, emocional e espiritual dos participantes.



    METODOLOGIA

    Além de aulas expositivas, com meios audiovisuais, adotar-se-á também o método de estudo de “cases”, com participação ativa do grupo, observando-se:

    a. Que o participante é o principal agente de seu próprio conhecimento, pelo que estimular-se-á o aperfeiçoamento das suas naturais habilidades na construção do saber com autonomia;
    b. Que a participação é fundamental para o processo ensino-aprendizagem;
    c. Que dar-se-á a devida importância para práticas educacionais modernas, com estudo de “cases” propostos pelos professores.
    d. Que haverá constante acompanhamento do participante, com real avaliação do aproveitamento.



    PÚBLICO ALVO

    Gestores municipais, Secretários de governo, membros das Assessorias Jurídicas das Prefeituras, profissionais que atuem, quer como funcionários, quer como contratados, nas áreas da Engenharia, da Psicologia, da Medicina, das Finanças, etc., e funcionários concursados que tenham interesse pelo assunto.



    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    PRIMEIRO DIA
    Apresentações
    Comunicação e Conflito
    Formas de enfrentar o conflito
    Métodos autocompositivos de gestão de conflitos.
    Mediação
    Processo de Mediação
    Mediação
    Processo de Mediação

    SEGUNDO DIA
    Relatos do 1º dia.
    Compartilhamento
    Fixação de conceitos
    Aprofundamento do processo de mediação
    O Mediador e suas habilidades
    Técnicas de Mediação
    A Lei nº 13.140/2015
    Exercícios de mediação prática
    Fechamento



    BIBLIOGRAFIA

    A bibliografia, a ser indicada nos planos de cada módulo, será seletiva e atualizada.


    MINISTRANTES

    CARLOS ARTIDORIO ALLEGRETTI
    Mediador, Advogado (OAB-RS 6.097), Promotor de Justiça aposentado, Especialista em Mediação e Metodologia do Ensino do Direito (orientador Pós-Doutor Luís Alberto Warat), Mestre em Direito (orientador Pós-Doutor Lênio Luiz Streck), membro da CEMPR-RS (Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB-RS), Mediador da Casa de Mediação da OAB-RS, Mediador Privado, Professor, Conferencista.

    RICARDO CESAR CORREA PIRES DORNELLES
    Graduado em Direito pela Unisinos. Experiência na área do direito, com ênfase na Mediação de Conflitos, atuando principalmente nos temas Mediação, Justiça Restaurativa, Justiça Juvenil Restaurativa e Direito de Família. Especialista em Gestão Empresarial e Marketing, pela UFRGS, Presidente da CEMPR (Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB-RS, Coordenador da Casa de Mediação da OAB-RS, Vice Presidente da Comissão Nacional da Mediação da OAB, Mestrando em Comunicação (PUC-RS), Conferencista.