• Local: Rua Marcílio Dias, 574 - Porto Alegre/RS
    Investimento: R$ 199,00 para Prefeitura - R$ 299,00 para outros
    Data: 31 de Agosto de 2017
    Horário: 9h às 12h das 13h30 às 17h
    Carga Horária: 7h/a


    APRESENTAÇÃO:
    O curso consiste em identificar os tipos de sinalização viária normatizado pelo COJNTRAN e descrevê-los de forma a descrever situação, localização, abrangência e histórico de manutenção.
    O objetivo é capacitar usuários a manterem o inventário da sinalização viária dos municípios bem como o histórico de manutenções.

    JUSTIFICATIVA:
    Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, o instrumento atende o artigo 24, que prevê a obrigação dos municípios em controlar seu patrimônio, utilizando dispositivos para manter e operar o sistema de sinalização e equipamentos de controle viário.

    OBJETIVOS:
    Apresentar a metodologia que consiste em realizar o levantamento da sinalização viária existente, analisar projetos viários e fazer o cadastro da sinalização por meio de levantamento através de vistorias bem como através da leitura de projetos viários.

    METODOLOGIA:
    A metodologia será desenvolvida de forma presencial com carga horária de 07 horas através do compartilhamento do conhecimento em levantamento de sinalização viária e cadastramento em inventário específico para este fim.

    1.ETAPAS DO CURSO
    Construção de uma base de nomenclaturas capazes de tornar a descrição da sinalização de fácil compreensão por todos membros da equipe.
    Identificação de elementos urbanos auxiliares na descrição da localização da sinalização no inventário, tais como logradouros, cruzamentos, organização da numeração predial, distâncias e etc,
    Cadastramento de vias e cruzamentos dos municípios.
    Cadastramento da sinalização e suas características específicas, tais como informações complementares.
    Registro de ordens de serviço de manutenção
    Registro de confirmação de manutenções
    Realização de consultas
    Obtenção de relatórios

    META:
    Habilitar usuários a realizarem levantamento da sinalização viária nos municípios e manterem o registro inventarial da mesma e suas manutenções subsequentes.

    MINISTRANTE:
    Fagner Sutel de Moura

    Desenvolvedor de sistemas com ênfase em bancos de dados, consolidação de dados e qualificação da informação. Atua desenvolvendo ferramentas que auxiliem na obtenção de relatórios, e obtenção de informação para tomada de decisão.
    Agente de Apoio técnico da Empresa Pública de Trânsito e Circulação (EPTC) na Gerência de Planejamento de Transito e Circulação, atuando na área de projetos viários colaborando na obtenção informações para uso da equipe técnica bem como para informação à comunidade.