• Local: Rua Marcílio Dias, 574 - Porto Alegre/RS
    Investimento: R$ 366,00 para Prefeitura - R$ 550,00 para outros
    Data: 27 e 28 de junho de 2017
    Horário 9h às 12h das 13h30 às 17h
    Carga Horária: 14h/a


    APRESENTAÇÃO:
    A oficina sobre Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) tem por objetivo proporcionar esclarecimentos aos gestores municipais sobre importância de planejar as intervenções no meio rural. A tônica consiste em intensificar a articulação entre os entes municipais para que possam opinar e, sobretudo, definir prioridades de ações. Concomitante, o conjunto da sociedade auxilia a Prefeitura Municipal na decisão no processo alocativo, otimizando os gastos públicos. Tal postura permitirá eficiência e eficácia no uso dos escassos recursos públicos com vista à promoção do desenvolvimento rural sustentável no município.
    A Oficina irá contribuir nas tomadas de decisões dos gestores municipais que, não raro, são confrontados a se desafiarem a fazer muito com pouco. Sobretudo, na busca do desenvolvimento a partir do uso racional dos recursos disponíveis. Planejar para não improvisar visa também, sensibilizar para a importância da participação social com envolvimento direto da comunidade no processo de planejamento. Isto é, na identificação dos problemas e suas causas, no reconhecimento das potencialidades locais e como elas podem ser empregadas nas soluções.
    Cumpre destacar que esta oficina tem como finalidade esclarecer as razões dos municípios gaúchos elaborarem um PMDR. Dentre as necessidades estão a base legal para elaboração do PMDR, o que envolve a concepção do plano de desenvolvimento, quem são os atores que devem ser envolvidos, como se dará a utilização dos recursos a partir da elaboração do PMDR e como deve se gerir as atividades prevista no PMDR.

    OBJETIVO GERAL:
    Contribuir para a conscientização dos gestores municipais sobre a importância do planejamento municipal de ações com foco no desenvolvimento rural sustentável e nas repercussões à sociedade local.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    Orientar e nivelar conhecimento com os gestores municipais sobre a metodologia de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR).

    PÚBLICO-ALVO:
    Secretários, técnicos e demais servidores municipais

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    Importância do PMDR e de sua vinculação ao PPA, LDO, LOA e fundamentos legais – representante da FAMURS

    - O PMDR como referência para a elaboração de projetos técnicos para recursos das emendas parlamentares vinculadas ao MAPA e fundamentos legais
    - Critérios norteadores para a elaboração de um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR)

    O papel da Emater/RS-Ascar como parceira na elaboração dos Planos

    - Roteiro básico para a elaboração do PMDR
    - Passos para elaboração de Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR)

    Trabalho em grupo e apresentação dos resultados:
    · Reflexão sobre possibilidades, dificuldades e estratégias para a elaboração do PMDR e como definir as prioridades?
    · Exercício sobre: Matriz de planejamento do PMDR (para os quatro anos)

    Ministrantes:
    Técnicos da Gerência de Planejamento
    Emater/RS